CESP - Centro de Educação Sousa Pimentel
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Tarcisio Santana
Professor
Professor
Mensagens : 74
Data de inscrição : 19/03/2020

CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20 Empty CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20

Qui Abr 16, 2020 11:33 pm
ROTEIRO ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

HABILIDADE: Relacionar a ação de uma força à alteração do estado de repouso/movimento de um corpo; intender a necessidade de representação da força a partir do elemento geométrico vetor; resolver questões utilizando vetores (soma/subtração vetorial).  
CONTEUDO: Força

DESENVOLVIMENTO
A dinâmica é a parte da Física relacionada à mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem e os modificam.
O QUE É FORÇA?
No dia a dia o termo força é utilizado com frequência em situações   em que se empurra, puxa, levanta ou aperta alguma coisa. Por exemplo, ao lançar uma bola de basquete, um jogador faz uma força para colocá-la em movimento. Da mesma maneira, para esticar ou comprimir uma mola, é preciso realizar uma força em suas extremidades.
CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20 12w10
A força surge a partir da interação entre, no mínimo, dois corpos e pode produzir dois efeitos: deformação ou alteração dos estados de movimento ou repouso de um corpo. Ela é simbolizada pela letra "F" e é medida, no SI, em newton(N).

VIDEO FORÇA LINK: https://www.youtube.com/watch?v=MCL3OnQ3Nj0&feature=youtu.be

QUAL A DIREÇÃO, SENTIDO E INTENSIDADE DA FORÇA?
Além da interação (valor), toda força tem uma direção (horizontal, vertical e oblíqua) e um sentido (para cima, baixo, direita ou esquerda) de atuação, o que faz dela uma grandeza chamada vetorial. Por isso, é comumente representada por uma flecha, denominada vetor.
Ao aplicar uma força em um corpo empurrando-o ou puxando-o, pode-se fazer essa força em inúmeras direções, as quais são representadas pelo segmento de reta do vetor.
CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20 Kkn10


Toda direção é composta de dois sentidos a direção vertical apresenta sentidos para cima e para baixo e a direção horizontal para a esquerda ou a direita. As forças podem ser aplicadas em sentidos diferentes de uma mesma direção.
CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20 Qq10

A intensidade da força está relacionada ao comprimento do vetor.Quanto maior a intensidade da força aplicada em um corpo, maior o tamanho do segmento de reta que compõem o vetor.
CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20 Kmm10

VIDEO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=v2iln9eTlCk

O QUE É FORÇA RESULTANTE?
Para empurrar ou puxar um objeto muito pesado, às vezes é preciso a colaboração de várias pessoas. Nessa situação, o objeto é submetido à ação de diversas forças que, por serem realizadas em um mesmo sentido, se somam, resultando em uma força de intensidade maior que aquelas que a produzem.
Por outro lado, caso as forças sejam aplicadas em sentidos opostos, elas se subtraem, e o resultado é uma força de intensidade menor que aquelas que a produzem.
CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20 Hydjnj10

Em situações em que diversas forças são aplicadas em um mesmo objeto, elas equivalem a uma única força, a força resultante sua intensidade pode ser obtida pela soma ou subtração dessas forças quando atua na mesma direção:
Video Força Resultante Link: https://youtu.be/_rQQ4JC_4DU

PERGUNTAS NORTEADORAS DO DEBATE
Obs.:justifique suas respostas baseando-as no conteúdo abordado nessa aula.
• Observando a imagem do lançamento da bola de basquete, qual ou quais forças atuam sobre a bola?
• Qual a direção a bola de basquete percorre?
• Um carro quebra na ladeira da Rua Marechal Castelo Branco em Caldas do Jorro Bahia, o dono do carro, sr. José, junto com seu filho, tenta empurrá-lo.  Sem sucesso, pai e filho buscam uma solução imediata para o problema, eles decidem pedir ajuda a dois rapazes que passavam pela rua no momento. Com a ajuda dos rapazes, o carro chegou ao seu destino, localizado na extremidade (ponto mais alto) da ladeira.
 Por qual motivo, sr. José e seu filho, não conseguiram, sozinhos, empurrar o carro até seu destino? Relacione sua resposta com o conceito de força resultante.

 Explique o motivo pelo qual só foi possível o carro chegar ao seu destino quando os dois rapazes ajudaram. Relacione sua resposta com o conceito de força resultante.
avatar
Tarcisio Santana
Professor
Professor
Mensagens : 74
Data de inscrição : 19/03/2020

CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20 Empty Re: CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20

Sex Abr 17, 2020 10:56 am
PARA CASA
1– COMO PODE SER DEFINIDO O CONCEITO DE FORÇA? QUAIS SÃO SEUS EFEITOS?
2 – O QUE É FORÇA RESULTANTE E COMO PODEMOS DETERMINAR SUA INTENSIDADE?
3 – FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UMA SITUAÇÃO NA QUAL UM OBJETO ESTÁ SENDO SUBMETIDO A UMA FORÇA. NELE VOCÊ DEVE INDICAR O VETOR, SENTIDO, DIREÇÃO E O TIPO DE FORÇA (CONTATO OU DISTANCIA).
avatar
Tarcisio Santana
Professor
Professor
Mensagens : 74
Data de inscrição : 19/03/2020

CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20 Empty Re: CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20

Sáb Abr 18, 2020 3:33 pm
DEVOLUTIVA 9° ANO DIA 17/04/20.

ALUNOS QUE ESTÃO COM AS ATIVIDADES OK:
Mariana 🆗
Shayana 🆗
Clara 🆗
Lavínia 🆗
César 🆗
João Vitor 🆗
Evelyn 🆗
Hebert 🆗
Francisco 🆗
Isabel 🆗
Kailane 🆗
Ana Júlia 🆗
Alisson 🆗
Ana Carolina 🆗
Marcos Vinicius 🆗


ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO DEBATE MAS NÃO  FIZERAM A ATVIDADE DE CASA:

Daniel

ALUNOS QUE FALTAM ENTREGAR A ATIVIDADES E POSSUEM JUSTIFICATIVA:

Bruno
Conteúdo patrocinado

CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20 Empty Re: CIÊNCIAS 9° ANO 17/04/20

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos