CESP - Centro de Educação Sousa Pimentel
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Peterson Bezerra Batista
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Educação Física 5ª Ano Empty Educação Física 5ª Ano

Qua Abr 22, 2020 3:42 pm

ROTEIRO DE ATIVIDADE ONLINE

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física PROFESSOR: Peterson Bezerra
TURMA: 3ª,4°,5ª ANO
DATA DE ENVIO: 14/04/2020


HABILIDADE(S):

(EF04EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
(EF04EF07) Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
(EF04EF10) Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras e jogos valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.


ATIVIDADE (S) PROPOSTA (S):

Brincar sozinho é fundamental para o desenvolvimento da criança, mas são nas brincadeiras coletivas que as crianças aprendem aspectos fundamentais para um crescimento saudável, como o reconhecimento do outro, a noção de compartilhar e o respeito. Quando as brincadeiras conjuntas acontecem em família, ela também favorece os vínculos afetivos, responsáveis por estabelecer a segurança que a criança precisa para se tornar futuramente um adulto confiante de si.
Pensando nisso, escolhi algumas brincadeiras que podem ser realizadas em casa juntamente com a família, com a utilização de poucos materiais de maneira que ofereçam às crianças o desenvolvimento de diversas habilidades motoras bem como a promoção da diversão.
As atividades serão descritas abaixo, os moldes dos pés, mão e do tabuleiro estão anexados ao final das descrições e as atividades poderão ser acessadas neste link:
https://www.youtube.com/watch?v=CL5OjtM1uRw


Registre esse momento, tirando uma linda foto ou gravando um vídeo. Se o seu responsável concordar, compartilhem em alguma rede social marcando a escola @cespsouzapimentel
Aproveitem para brincar bastante. Desejo a todos uma ótima diversão em família!
Lembrem-se viva em movimento! Abraços...




Brincadeiras:

1- Caminhada com as mãos e pés

Para esta brincadeira é necessário um espaço amplo para locomoção e papeis com desenhos dos pés e mãos. Em fileiras de três, os papéis deverão ser colocados no chão de forma alternada (Exemplo: uma mão e dois pés ou dois pés e uma mão em cada fileira). O objetivo é fazer com que o participante atravesse o espaço colocando corretamente as mãos e pés nos lugares indicados.
Quando a atividade estiver ficando de fácil execução, pode-se variar trocando as ordens dos papéis (pés e mãos) ou, ainda, cronometrando quem executa em menor tempo.


2- Acerte a bolinha nos copos

Nesta atividade fazem-se necessários os materiais: copos plásticos e bolinhas pequenas. Os participantes deverão colocar os copos em fileiras (um ao lado do outro) em cima de algum móvel ou até mesmo no chão. O objetivo é quicar a bolinha no chão ou móvel para que a mesma possa subir e cair dentro do copo, podendo fazer várias tentativas. Todas as vezes que a bolinha cair no copo, este deverá ser virado. Vence o participante que conseguir acertar todos os copos primeiro.
Obs: caso não possua a bolinha de poing pong, pode-se substituir por uma bolinha feita de papel tentando joga-la dentro do copo com uma distância determinada pelos participantes.


3- Jogo da velha com copos

Para esta brincadeira serão necessários copos e um espaço com a marcação de um tabuleiro. O tabuleiro pode ser desenhado por meio de fitas ou desenhado em algum papel grande. Cada participante deverá estar com seis copos plásticos, coloca-los na borda do móvel (mesa) com a boca para baixo e empurrar o copo para cima de modo que o mesmo possa cair em pé. Podem-se fazer várias tentativas até que o copo fique em pé. Quando isso acontecer, o participante coloca o copo em cima do tabuleiro. Vence o participante que conseguir marcar com os copos no jogo da velha em uma das direções: horizontal, vertical ou diagonal.
Obs: Caso não possua muitos copos, pode utilizar somente um por participante para jogar e virar e, todas as vezes que o copo cair em pé pode marcar o jogo da velha com outro material a exemplo de: tampinhas de cores diferentes, dois tipos de grãos feijão e milho, ou pedaços de EVA, ou qualquer outro material que sirva para marcar o tabuleiro.










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