CESP - Centro de Educação Sousa Pimentel
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Izabel Cristina Queiroz
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MATEMÁTICA- 4° ANO- 23/03/2020 Empty MATEMÁTICA- 4° ANO- 23/03/2020

Seg Mar 23, 2020 11:42 am
Boa tarde queridos alunos, chegou a hora de dar continuidade ao nosso estudo.
Habilidades:
(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.

O sistema de numeração decimal é de base 10, ou seja utiliza 10 algarismos (símbolos) diferentes para representar todos os números.
Formado pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, é um sistema posicional, ou seja, a posição do algarismo no número modifica o seu valor.
É o sistema de numeração que nós usamos. Ele foi concebido pelos hindus e divulgado no ocidente pelos árabes, por isso, é também chamado de "sistema de numeração indo-arábico"

Características

Possui símbolos diferentes para representar quantidades de 1 a 9 e um símbolo para representar a ausência de quantidade (zero).

Como é um sistema posicional, mesmo tendo poucos símbolos, é possível representar todos os números.

As quantidades são agrupadas de 10 em 10, e recebem as seguintes denominações:

10 unidades = 1 dezena
10 dezenas = 1 centena
10 centenas = 1 unidade de milhar, e assim por diante


Ordens e Classes

No sistema de numeração decimal cada algarismo representa uma ordem, começando da direita para a esquerda e a cada três ordens temos uma classe.

Para fazer a leitura de números muito grandes, dividimos os algarismos do número em classes (blocos de 3 ordens), colocando um ponto para separar as classes, começando da direita para a esquerda.

Exemplos:
1) 57283
Primeiro, separamos os blocos de 3 algarismos da direita para a esquerda e colocamos um ponto para separar o número: 57. 283.

No exemplo acima vemos que 57 pertence a classe dos milhares e 283 a classe das unidades simples. Assim, o número será lido como: cinquenta e sete mil, duzentos e oitenta e três.

A partir de todas as percepções adquiridas resolva no seu caderno algumas questões propostas.
Questão 1-
Considere o número 43018 e responda:
a) Qual o nome da classe que pertence o algarismo 3?
b) Qual o algarismo ocupa a ordem da dezena?
c) Quantas unidades vale o algarismo 3?

Questão 2-
Dado o número 5972, indique:
a) Quantas unidades representam o algarismo 7 ?
b) Quantas unidades representam o algarismo 9?

Questão 3-
Pesquise no site do IBGE, Municípios que tenham a quantidade de habitantes até a 4ª ordem e reproduza o quadro abaixo no caderno preenchendo com os dados adquiridos no site:
Site do IBGE: https://www.ibge.gov.br/
MATEMÁTICA- 4° ANO- 23/03/2020 60517910

Questão 4-
Agora organize de forma decrescente os números que você pesquisou e escreva o nome do município e a quantidade de habitantes por extenso.

Para sistematizar o conteúdo, segue abaixo um link para auxílio de revisão do assunto.
https://youtu.be/-60dWfKv-bo

Bons estudos!
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Gival Victor 4⁰Ano
4º Ano
4º Ano
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MATEMÁTICA- 4° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 4° ANO- 23/03/2020

Seg Mar 23, 2020 4:54 pm
Essa é uma atividade pra fazer no caderno é
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Izabel Cristina Queiroz
Professora
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Data de inscrição : 22/03/2020
Idade : 38

MATEMÁTICA- 4° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 4° ANO- 23/03/2020

Seg Mar 23, 2020 5:15 pm
Boa tarde Gival Victor.

É necessário o registro das atividades no caderno.

Atenciosamente,
Izabel Cristina
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João Eduardo Guimaraes R.
Convidado

MATEMÁTICA- 4° ANO- 23/03/2020 Empty Resposta da atividade

Qua Abr 01, 2020 1:23 pm
1: a:unidade de milhar .b:18.c:30.000.2🅰12 unidades.b:900 unidades.
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João Eduardo Guimaraes R.
Convidado

MATEMÁTICA- 4° ANO- 23/03/2020 Empty Resposta da atividade

Qua Abr 01, 2020 1:24 pm
1: a:unidade de milhar .b:18.c:30.000.2🅰12 unidades.b:900 unidades.
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