- Renato AlmeidaProfessor
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Data de inscrição : 19/03/2020
Matemática - 9º Ano (28/04/2020)
Ter Abr 28, 2020 7:37 am
Capítulo 4 – Triângulo retângulo (aula 2)
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
Bom dia alunos,
Vocês puderam ver lá em cima o capítulo que estudaremos (Capítulo 4 – volume 2), porém iremos tratar hoje apenas do tópico: Relações métricas no triângulo retângulo
Para começarmos iremos efetuar a leitura das páginas 10 até 13, feito isso assistiremos ao vídeo: Relações métricas no triângulo retângulo
https://www.youtube.com/watch?v=Npciv9uHdwg
Logo após assistirmos ao vídeo, vamos para alguns questionamentos, para tal utilizaremos o módulo na página 15: (Essas questões serão debatidas)
1- (Referente a questão 2 do módulo) Em um triângulo retângulo, as projeções dos catetos sobre a hipotenusa medem 3cm e 9 cm. Calcule a medida da altura relativa à hipotenusa e as medidas dos catetos.
Use: h² = m.n / a = m + n / b² = a.m / c² = a.n
2- (Referente a questão 3 do módulo) Em um triângulo retângulo, a hipotenusa mede 13cm e a projeção de um dos catetos sobre a hipotenusa é de 4 cm. Calcule a medida de cada cateto desse triângulo:
Use: a = m + n / b² = a.m / c² = a.n
3- (Referente a questão 6 do módulo) ( SARESP) Um motorista vai da cidade A até a cidade E passando pela cidade B, conforme mostra a figura. Quanto ele percorreu?
Use: b² = a.m
4- (Referente a questão 7 do módulo) (Cesgranrio-RJ) Num triângulo retângulo em A, a altura relativa à hipotenusa mede 12, e o menor dos segmentos que ela determina sobre a hipotenusa, 9. Calcule o menor lado do triângulo.
Use: h² = m.n / a = m + n / c² = a.n
5- (Referente a questão 8 do módulo) (Mackenzie-SP) Num triangulo retângulo, um cateto é o dobro do outro. então pela razão entre o maior e o menor dos segmentos determinados pela altura sobre a hipotenusa é?
Use: b² = a.m / c² = a.n / e depois a razão entre m e n
Bons estudos!
Professor Renato
Mas esperem ainda não acabou a nossa aula. A tarefa para casa serão as atividades da página 14 e 15 (Questão 4 e 5)
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
Bom dia alunos,
Vocês puderam ver lá em cima o capítulo que estudaremos (Capítulo 4 – volume 2), porém iremos tratar hoje apenas do tópico: Relações métricas no triângulo retângulo
Para começarmos iremos efetuar a leitura das páginas 10 até 13, feito isso assistiremos ao vídeo: Relações métricas no triângulo retângulo
https://www.youtube.com/watch?v=Npciv9uHdwg
Logo após assistirmos ao vídeo, vamos para alguns questionamentos, para tal utilizaremos o módulo na página 15: (Essas questões serão debatidas)
1- (Referente a questão 2 do módulo) Em um triângulo retângulo, as projeções dos catetos sobre a hipotenusa medem 3cm e 9 cm. Calcule a medida da altura relativa à hipotenusa e as medidas dos catetos.
Use: h² = m.n / a = m + n / b² = a.m / c² = a.n
2- (Referente a questão 3 do módulo) Em um triângulo retângulo, a hipotenusa mede 13cm e a projeção de um dos catetos sobre a hipotenusa é de 4 cm. Calcule a medida de cada cateto desse triângulo:
Use: a = m + n / b² = a.m / c² = a.n
3- (Referente a questão 6 do módulo) ( SARESP) Um motorista vai da cidade A até a cidade E passando pela cidade B, conforme mostra a figura. Quanto ele percorreu?
Use: b² = a.m
4- (Referente a questão 7 do módulo) (Cesgranrio-RJ) Num triângulo retângulo em A, a altura relativa à hipotenusa mede 12, e o menor dos segmentos que ela determina sobre a hipotenusa, 9. Calcule o menor lado do triângulo.
Use: h² = m.n / a = m + n / c² = a.n
5- (Referente a questão 8 do módulo) (Mackenzie-SP) Num triangulo retângulo, um cateto é o dobro do outro. então pela razão entre o maior e o menor dos segmentos determinados pela altura sobre a hipotenusa é?
Use: b² = a.m / c² = a.n / e depois a razão entre m e n
Bons estudos!
Professor Renato
Mas esperem ainda não acabou a nossa aula. A tarefa para casa serão as atividades da página 14 e 15 (Questão 4 e 5)
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