CESP - Centro de Educação Sousa Pimentel
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Peterson Bezerra Batista
Professor
Professor
Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/03/2020
Idade : 29

Educação Física 7ª Ano Empty Educação Física 7ª Ano

Qui maio 14, 2020 7:42 am
ROTEIRO DE ATIVIDADES AULAS ONLINE

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

PROFESSOR: Peterson Bezerra

TURMA: 7º ANO

UNIDADE TEMÁTICA: Esportes

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Esporte de invasão (Basquetebol)

COMPETÊNCIAS: Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

HABILIDADE(S): (EF67EF03): Experimentar e fruir esportes de invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

ATIVIDADE (S) PROPOSTA (S):

Bom dia queridos alunos, tendo em vista os conteúdos trabalhados anteriormente sobre o esporte coletivo Basquetebol de forma geral. Segue a continuidade deste conteúdo para a realização da leitura, em seguida respondam as questões abaixo.

Basquetebol

O basquetebol, ou simplesmente basquete, é um esporte coletivo praticado entre duas equipes. Ele é jogado com uma bola, onde o objetivo é inseri-la no cesto fixo que está localizado nas extremidades da quadra.

Atualmente, o basquetebol é um dos jogos olímpicos mais populares no mundo. Nas escolas, é um dos esportes mais praticados nas aulas de educação física.

Partida de basquetebol

Você sabia?

O termo "basquetebol" vem da língua inglesa, onde "basket" significa "cesto" e "ball", bola. Portanto, no inglês é Basketball.

Origem e História

O basquetebol foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940).

Na época, ele trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.

O esporte surgiu como uma alternativa ao inverno rigoroso da região, em detrimento dos outros praticados ao ar livre como o basebol e o futebol.

Além disso, a ideia original era criar um esporte menos violento que o futebol americano. Aliado à isso, o professor criador pretendia integrar os alunos nas aulas de educação física e estimular a coletividade dos grupos.

O primeiro jogo oficial de basquete foi disputado em 1892, e teve uma plateia aproximada de 200 pessoas. Nesse mesmo ano, as mulheres começaram a praticar essa modalidade. Já a primeira partida feminina ocorreu em 1896.

A modalidade feminina foi inserida pela professora de educação física Senda Berenson (1868-1954). Foi também em 1896 que o esporte chegou ao Brasil, trazido pelo norte-americano Augusto Louis.

Curioso notar que no início o esporte era praticado com uma bola semelhante à de futebol. Somente em 1984 que a bola de basquete, tal qual conhecemos hoje, foi desenvolvida por uma empresa de Massachusetts.

Bola de basquetebol

Somente mais tarde que o basquetebol passou a figurar nas Olimpíadas. O primeiro jogo de basquete olímpico aconteceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim.

Esse momento representou uma grande conquista para a disseminação do esporte pelo mundo. Hoje, cerca de 200 países são filiados à FIBA, Federação Internacional de Basquetebol.

Essa organização foi fundada em 1932 e é responsável por organizar os eventos relacionados com o basquete em nível mundial. Atualmente, sua sede está localizada em Genebra, na Suíça.

Regras do Basquetebol

O basquetebol tem como objetivo inserir a bola no cesto correspondente à sua equipe. Portanto, há dois cestos em cada extremidade de quadra a 3,05 metros do chão. O local onde está o cesto é chamado de tabela.

Tabela de basquetebol

Ganha a equipe que fizer o maior número de pontos. Note que os pontos variam segundo o local de arremesso. Ou seja, para lance livre é somado um ponto, do contrário, dois pontos são somados ao placar.

Há ainda, os pontos feitos quando os jogadores estão próximos da linha de três. Como o próprio nome indica, nesse caso, três pontos são contados.

O jogo está dividido em 4 tempos, sendo 10 minutos para cada. Ele está baseado em batidas, passes de bola e posições de defesa e ataque.

Os passes de bola podem ser: passe com a mão, passe de peito, passe picado (ou quicado), passe de ombro e passe por cima da cabeça.

Já os arremessos mais utilizados são a bandeja e o jump. As chamadas "enterradas" ocorrem mediante um salto e a colocação da bola no cesto.

Note que os jogadores não podem dar mais de três passos com a bola nas mãos. Antes disso, ele deve passar para o colega do time.

Faltas

Num jogo de basquete um jogador não pode receber mais que 5 faltas. Se isso acontecer, ele está fora do jogo. As faltam podem ser cometidas quando o jogador dá mais de dois passos sem quicar a bola.

Além disso, o jogador não pode permanecer mais que 5 segundos com a bola nas mãos. Isso faz com que o basquete seja um jogo bem dinâmico.

Já na área denominada "garrafão", os jogadores não podem permanecer mais de 3 segundos.

Por fim, e como é óbvio, agressões entre jogadores são consideradas faltas e ainda, se encostar nos braços ou mãos do adversário que está com a bola.

Jogadores

O basquetebol é disputado entre duas equipes de 5 jogadores cada. São classificados em armadores (base), extremos e postes (pivôs).

Isso dependerá de sua posição e objetivos no desenvolvimento do jogo. Os armadores estão localizados no centro da quadra e, portanto, são a "cabeça" do time.

Os extremos, como o nome indica, são aqueles que ficam próximos das linhas laterais. Já os pivôs, são responsáveis por maior parte dos arremessos de bola ao cesto.

Geralmente, os postes são jogadores maiores e mais ágeis da equipe. São eles também que fazem o rebote das bolas, ou seja, recuperam a bola após o arremesso.

Quadra

O basquetebol pode ser jogado numa quadra fechada, ou mesmo, ao ar livre. As dimensões são de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. No mínimo ela apresenta um comprimento de 26 metros por 14 metros de largura.

· Quadra de basquetebol e suas marcações

· A quadra de basquetebol apresenta diversas linhas e marcações:

· Linhas Laterais: delimitam o espaço de jogo.

· Linhas Limites: também delimitam o espaço de jogo, no entanto, estão localizados atrás dos cestos.

· Linha Central: localizada bem no meio da quadra, ela divide o espaço total em dois iguais.

· Círculo Central: acima da linha central está um círculo desenhado bem no meio da quadra que possui cerca de 3,6 metros de diâmetro.

· Linha de 3 pontos: linha circular localizada a 6,75 metros de cada cesto. Recebe esse nome pois os lances desse local valem 3 pontos.

· Linha de Lance Livre: localizada mais próxima do cesto e de maneira frontal os jogadores lançam a bola.

Atividade

1- Diante da leitura do texto acima, explique qual o objetivo do Basquetebol.

2- Você sabia? A primeira bola específica de Basquetebol foi produzida pela empresa americana Chicope Falls de Springfield, como era essa bola? Faça uma pesquisa rápida para descobrir.

3- Apresente uma curiosidade a respeito do Basquetebol.

4- Elabore um texto dissertativo falando sobre o que você entendeu do conteúdo abordado.

5- Você já jogou basquetebol na sua comunidade ou na sua escola?

6- Em sua opinião, o que deveria ser feito para que o basquetebol fosse mais praticado em nossa cidade? Faça um vídeo curto incentivando a prática desse esporte em nossa cidade.

Obs: atividades copiadas da internet serão invalidadas.
avatar
Enzo Souza Da Silva
7º Ano
7º Ano
Mensagens : 14
Data de inscrição : 22/03/2020

Educação Física 7ª Ano Empty Re: Educação Física 7ª Ano

Qui maio 14, 2020 8:05 am
1- Marcar pontos!
2- Seu diâmetro é ligeiramente maior do que uma bola de futebol.
3- As primeiras cestas de basquete sem fundo foram criadas em 1892 por Lew Allen, do estado norte-americano de Connecticut. As tabelas foram usadas oficialmente somente em 1895.
4- Esporte que utiliza as mãos. É um esporte de invasão. Num jogo é disputado em 2 equipes de 5 jogadores. Ele foi criado por um Professor de Educação Física.
5- Sim!
6- Primeiro o prefeito deveria fazer QUADRAS, ACADEMIAS AO AR LIVRE na região, depois fazer uma campanha incentivando pessoas a fazer esportes e isso ajudaria muito as pessoas que são sedentárias por que se o prefeito fizer um momento disso pessoas vão ter perto ACADEMIAS E QUADRAS e poderam facilmente sair de sua casa para fazer algo! Isso também pode ser um passa tempo!

avatar
João P. 7°ano
Convidado

Educação Física 7ª Ano Empty Re: Educação Física 7ª Ano

Qui maio 14, 2020 8:59 am
1-marcar o número máximo de pontos.
2-sim, era a bola de futebol.
3-foi criado em Massachusetts.
4-Hoje aprendi mais sobre o basket, aprendi algumas regras que eu não sabia e achei legal: a regra de que você não pode segurar a bola por mais
de cinco segundos.
5-sim.
6-fazer algumas quadras.
avatar
maria luizza 7 ano
Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/03/2020

Educação Física 7ª Ano Empty Re: Educação Física 7ª Ano

Qui maio 14, 2020 9:28 am
1) marcar pontos
2) a bola tinha que finalizar com uma costura externa, ante disso era usado bola de futebol
3)antes o cesto do basquete era um balde
4) O basquete e um esporte coletivo, um esporte de invasão , o objetivo e colocar a bola na cesta/ marcar pontos , a quadra pode medir 28 comprimento e 15 de largura ou no mínimo 26 de comprimento e 14 de largura , as regras : 3 segundos ,5 segundos , O basquete foi criado pelo professor de educação física James naismth com o intuito de um jogo menos violento que o futebol americano e por conta do inverno rigoroso da região : massashusets nos Estados Unidos .
5) já
6) poderia ter mais quadra de basquete tanto ao ar livre quanto fechada , as pessoas praticar mais esporte etc
avatar
maria luizza 7 ano
Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/03/2020

Educação Física 7ª Ano Empty Re: Educação Física 7ª Ano

Qui maio 14, 2020 9:29 am
1) marcar pontos
2) a bola tinha que finalizar com uma costura externa, ante disso era usado bola de futebol
3)antes o cesto do basquete era um balde
4) O basquete e um esporte coletivo, um esporte de invasão , o objetivo e colocar a bola na cesta/ marcar pontos , a quadra pode medir 28 comprimento e 15 de largura ou no mínimo 26 de comprimento e 14 de largura , as regras : 3 segundos ,5 segundos , O basquete foi criado pelo professor de educação física James naismth com o intuito de um jogo menos violento que o futebol americano e por conta do inverno rigoroso da região : massashusets nos Estados Unidos .
5) já
6) poderia ter mais quadra de basquete tanto ao ar livre quanto fechada , as pessoas praticar mais esporte etc
avatar
Samuel santos
Convidado

Educação Física 7ª Ano Empty Re: Educação Física 7ª Ano

Qui maio 14, 2020 12:35 pm
1)MARCA PONTOS
2)Vale lembrar que os primeiros jogos foram realizados com bola de futebol e cestos de pêssego.

A primeira bola de basquete foi feita pela A. C. Spalding & Brothers, de Chicopee Falls (Massachussets) ainda em 1891, e seu diâmetro era ligeiramente maior que o de uma bola de futebol.

As primeiras cestas sem fundo foram desenhadas por Lew Allen, de Connecticut, em 1892, e consistiam em cilindros de madeira com borda de metal. No ano seguinte, a Narraganset Machine & Co. teve a idéia de fazer um anel metálico com uma rede nele pendurada, que tinha o fundo amarrado com uma corda mas poderia ser aberta simplesmente puxando-a. Logo depois, tal corda foi abolida e a bola passou a cair livremente após a conversão dos arremessos. Em 1895, as tabelas foram oficialmente introduzidas
3)O BASQUETE FOI CRIADO EM 1891
4)O OBJETIVO DO BASQUETEBOL E MARCA PONTOS .O ESPORTE FOI CRIADOR POR UM PROFESOR CANADENSE .A PRIMEIRA PARTIDA OFICIAL EM 1892
avatar
Juan Moraes 7° ano
7º Ano
7º Ano
Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/03/2020

Educação Física 7ª Ano Empty Re: Educação Física 7ª Ano

Qui maio 14, 2020 3:06 pm
1- Pontuar.

2- O diâmetro dela era maior que uma bola de futebol.

3- O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber o basquete, em 1896.

4- Foi abordado no conteúdo, o assunto basquetebol, um esporte coletivo de invasão, no qual você deve invadir a área do adversário para que o objetivo da partida possa ser realizado, pontuar, para que isso aconteça, um jogador deve trocar passes com os seus companheiros até que esteja em uma posição favorável para poder arremessar a bola em direção à cesta, e se a bola entrar na cesta, dependendo do setor do campo que o jogador estiver, a pontuação pode ser de 1 ponto se o arremesso for livre, 2 pontos de dentro da área, e 3 pontos de fora da área em qualquer lugar, a equipe que tiver mais pontos quando o jogo acabar é o vencedor da partida.

5- Sim. Na escola.

Conteúdo patrocinado

Educação Física 7ª Ano Empty Re: Educação Física 7ª Ano

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos