CESP - Centro de Educação Sousa Pimentel
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Maria olimpia
Professora
Professora
Mensagens : 41
Data de inscrição : 20/03/2020

5 ano Artes Empty 5 ano Artes

Seg maio 18, 2020 7:29 am
*Atividade de Arte 18.05* 5° ano
*Habilidade* ( EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
Dando continuidade ao tema “no tempo das tradições” , a página 24 tem como referência  a capoeira, tendo início na Bahia combinando com  música, luta, dança e jogo, com significados místicos  e religiosos.
A capoeira era uma forma de resistência dos escravos , além de ser utilizado para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade de escravos africanos.
*Atividade 1*
Realize a leitura da página 24.
Aborda a ginga e suas contribuições, o movimento básico de todas as vertentes da capoeira.
O gingado é uma negociação com o adversário, feita com um bailado invertido, dela deriva os deslocamentos.
A capoeira foi batizada em homenagem à Rainha Nzinga, de Angola, conhecida por ser guerreira e por ter negociado com portugueses e africanos.
Após assistir o vídeo em desenho animado sobre a história da capoeira, ampliará seus conhecimentos.
https://youtu.be/GcTQLKh-Oak   TVLUIZÃO - A Historia da Capoeira em desenho

*Atividade 2*
Faça  leitura da pág.25  assista ao vídeo para conhecer os movimentos da capoeira
https://youtu.be/BI_3bkY3mO4   Kids Capoeira Instructional Video

*Atividade 3*
Realize uma pesquisa sobre as modalidades de capoeira Angola e Regional e sobre os instrumentos usados.
Registre em seu caderno.
Estarei aguardando as atividades .
Capriche!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos