CESP - Centro de Educação Sousa Pimentel
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Tarcisio Santana
Professor
Professor
Mensagens : 74
Data de inscrição : 19/03/2020

CIÊNCIAS 9° ANO 01/06/20 Empty CIÊNCIAS 9° ANO 01/06/20

Seg Jun 01, 2020 6:05 am
HABILIDADE: Interpretar situações cotidianas a partir das Leis de Newton
CONTEÚDO: 3° lei de Newton

ROTEIRO
Considere uma situação em que dois patinadores estão parados, um de frente para o outro, em um determinado momento um deles empurra o outro. observa-se, nessa situação, que ambos os patinadores - tanto recebe quanto aplica um empurrão - vão se movimentar em sentidos opostos, como uma consequência da ação de uma força.
De modo geral, se um corpo A realiza uma força sobre B, o corpo B também exerce uma força sobre A, de igual intensidade, mas de sentido oposto.
CIÊNCIAS 9° ANO 01/06/20 Images12
De acordo com Newton:
A toda ação há sempre uma oposta uma reação igual e de mesma intensidade, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e de mesma intensidade, e dirigida a partes oposta.
Link vídeo: https://youtu.be/5nwKWnxPgoQ
A terceira lei de Newton evidencia que a força é uma interação entre, no mínimo, dois corpos e que, por esse motivo, não há como o corpo produzir aceleração - e consequentemente uma força resultante - sobre si mesmo sem interagir com um segundo corpo.
Na próxima aula, serão estudadas mais forças para as quais são válidas as três leis de Newton, como força-peso, normal e de atrito, e assim será possível compreendê-las melhor.
Mas, desde já, deve-se ter em mente que, para toda ação, há uma reação e isso é válido tanto para um corpo apoiado sobre uma mesa quando para atração gravitacional entre a Terra e a Lua.
As forças que surgem na interação mútua entre dois corpos podem ser denominadas par ação-reação. De acordo com a terceira lei de Newton, o par ação-reação tem as seguintes características:
- A mesma intensidade e direção - se ação é horizontal e tem intensidade de 100 N, a reação também é horizontal, com intensidade de 100 N;
- Sentidos opostos - se ação tem sentido para direita, a reação tem sentido para esquerda;
- As forças de ação e reação não se cancelam ou os equilibram, pois são aplicadas em corpos diferentes;
- As forças de ação e reação são de mesma natureza
Link vídeo: https://youtu.be/5nwKWnxPgoQ

ATIVIDADE NORTEADORA DO DEBATE

1) entre as opções abaixo, quais são características das forças de um par ação e reação?
a) têm mesma intensidade
b) tem mesmo sentido
c) atuam no mesmo corpo
d) não se cancelam.

2) (UFMG) a terra atrai um pacote de arroz com uma força de 49 n. Pode-se então afirmar que o pacote de arroz.
a) atrai a terra com uma força de 49 n.
b) atrai a terra com uma força menor do que 49 n.
c) não exerce força nenhuma sobre a terra.
d) repele a terra com uma força de 49 n.
e) repele a terra com a força menor do quê 49 n.

3) (UFMG) uma pessoa está empurrando um caixote. A força que essa pessoa exerce sobre o caixote é igual e contraria a força que o caixote exerce sobre ela.
Com relação a essa situação assinale a afirmativa correta.
a) a pessoa poderá mover o caixote porque aplica a força sobre o caixote antes de ele poder anular essa força.
b) a pessoa poderá mover o caixote por que as forças citadas não atuam no mesmo corpo.
c) a pessoa poderá morrer o caixote se tiver uma massa maior do que a massa do caixote.
d) a pessoa terá grande dificuldade para mover o caixote, pois nunca consegue exercer uma força sobre ele maior do que a força que que esse caixote exerce sobre ela.
e) nenhuma das afirmativas acima.

4) (UNIUBE-MG) o princípio da ação e reação aplica o fato de que:
a) algumas pessoas conseguem tirar a toalha de uma mesa puxando-a rapidamente, de modo que os objetos que estavam sobre a toalha permaneçam em seus lugares sobre mesa.
b) um corpo, ao ser lançado verticalmente para cima, atinge o ponto mais alto da trajetória e volta ao ponto de lançamento.
c) quando atiramos uma pedra em qualquer direção no espaço, se nenhuma força atuar nela, a pedra seguirá se o movimento sempre com a mesma velocidade e na mesma direção.
d) a força de atração do sol sobre a terra é igual, em intensidade e direção, à força de atração da terra sobre o sol.
e) quanto maior a massa de um corpo é mais difícil movimentá-lo, se está parado, é mais difícil pará-lo, se está em movimento.

5) na fotografia a seguir, uma pessoa empurra um veículo que está com problema elétricos. Pela terceira lei de newton, sabe-se que a força com que a pessoa empurra o veículo é igual à força com que o veículo empurra a pessoa. Explique como é possível mover o carro se as duas forças tem o mesmo valor, mas sentidos contrários.

CIÊNCIAS 9° ANO 01/06/20 Images13
avatar
Tarcisio Santana
Professor
Professor
Mensagens : 74
Data de inscrição : 19/03/2020

CIÊNCIAS 9° ANO 01/06/20 Empty Re: CIÊNCIAS 9° ANO 01/06/20

Seg Jun 01, 2020 1:12 pm

PARA CASA
Observe as experiencias propostas a seguir, e em sua casa com a ajuda de seus familiares ou amigos desenvolva uma delas.

Em seguida, faça um vídeo mostrando passo a passo da experiênciaassociando-a com os conhecimentos adquiridos sobre a 3° Lei de Newton.

Link vídeo experiências:
1 - https://youtu.be/FleuAj_z5WY

2 - https://youtu.be/NzqaaLNfMRo


Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos