CESP - Centro de Educação Sousa Pimentel
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Áurea Costa
Professora
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Mensagens : 45
Data de inscrição : 21/03/2020

Disciplina de Arte Empty Disciplina de Arte

Qua Set 02, 2020 10:04 am
Atividade Barroco no Brasil

Vocês deverão assistir ao vídeo disponível no link abaixo, em seguida realizar a atividade.
https://www.youtube.com/watch?v=mOZsI3dplzU  

Questão 1

Durante nossas aulas sobre a arte Barroca no Brasil, estudamos sobre dois importantes artistas Manoel da Costa Ataíde e Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho).
Agora que tal pesquisarmos e conhecermos mais alguns artistas brasileiros que fazem parte do Barroco em nosso país?
Então, vamos lá!

Pesquisar sobre os artistas citados no vídeo: mestre Valentin, José Teófilo de Jesus e José Joaquim da Rocha. Deverão registrar tudo sobre a vida, as obras e as contribuições que cada um deu para o enriquecimento do Barroco no Brasil.

Boa Pesquisa!
Beijos da pró!
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Érika
Convidado

Disciplina de Arte Empty Mestre Valentim

Qua Set 02, 2020 8:22 pm
Mestre Valentim nasceu na cidade mineira de Serro, em 1745 (não se sabe a data exata).

- Alguns historiadores afirmam que Mestre Valentin foi levado pelo pai, que era um fidalgo português, para estudar escultura em Portugal.

- Por volta dos 25 anos, já no Rio de Janeiro, abriu uma oficina artística na região central da cidade.

- Em 1772, trabalhou na decoração interna da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

- Entre 1779 e 1790, trabalhou para o vice-rei. Projetou várias obras públicas na cidade do Rio de Janeiro. Entre essas obras, podemos destacar chafarizes e o Passeio Público (jardim de lazer) do Rio de Janeiro.

- Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 68 anos, em 2 de março de 1813.

Principais características do estilo artístico:

- Sua obra é caracterizada por grande originalidade.

- Presença, em suas obras, de características do Barroco misturadas com o Rococó.

- Apresenta também, em muitas de suas obras, a sobriedade das obras do neoclassicismo.

- Nas obras decorativas internas, feitas por Mestre Valentim nas igrejas, são comuns a presença das talhas douradas, cabeças de querubins, guirlandas, buquês de flores e laços. Há também a presença de colunas salomônicas.

Principais obras de arte de Mestre Valentim:

- Passeio Público do Rio de Janeiro (1783)

- Chafariz das Marrecas (1785)

- Talha para a Capela do Noviciado da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Paula (1801 a 1813) – obra decorativa

- Grande Cartela com Querubim (1801) - escultura

- São João Evangelista (1812) - escultura

- Painéis da Pilastra do altar de São Gonçalo do Amarante, Igreja de São Pedro (1812) – madeira policromada e dourada.

- Florão com Cabeça de Anjo (1801-1802) - escultura

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Érika
Convidado

Disciplina de Arte Empty Re: Disciplina de Arte

Qua Set 02, 2020 8:24 pm
José Teófilo de Jesus (Bahia, 1758 — Salvador, 19 de julho de 1847) foi um pintor e decorador brasileiro, um dos mais notados representantes da Escola Baiana de pintura.


Sua obra é eclética, e se caracteriza por ilustrar a passagem do Barroco para o Rococó, chegando a esboçar traços neoclássicos, adaptando criativamente uma herança estética importada para um contexto novo, e formulando com isso uma linguagem tipicamente brasileira.
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Érika
Convidado

Disciplina de Arte Empty Re: Disciplina de Arte

Qua Set 02, 2020 8:26 pm
José Joaquim da Rocha (c. 1737 – Salvador, 12 de outubro de 1807) foi um pintor, encarnador, dourador e restaurador brasileiro. Tendo como exclusivo mecenas a Igreja católico-romana, sua produção se desenvolveu toda no domínio da arte sacra. Deixou obra numerosa e de caráter erudito, afastando-se da tradição popular tão comum nos tempos coloniais, e embora tenha muitos momentos de alto nível, é desigual, em parte porque desde que se tornou reconhecido sempre contou com muitos discípulos e aprendizes que o auxiliavam, aos quais entregava grandes porções do trabalho, e em parte pelo uso, como inspiração, de uma iconografia variada em gravura de qualidade irregular. Ambas as práticas eram, no entanto, comuns na época.
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SAMUEL PIMENTEL SANTOS
Convidado

Disciplina de Arte Empty Re: Disciplina de Arte

Sex Set 04, 2020 3:51 pm
Valentim da Fonseca e Silva, conhecido artisticamente como Mestre Valentim, foi um importante escultor do Barroco Brasileiro. Atuou também como urbanista, ourives, arquiteto e entalhador na cidade do Rio de Janeiro. É considerado um dos grandes nomes das artes plásticas brasileiras na época do Brasil Colônia.

- Mestre Valentim nasceu na cidade mineira de Serro, em 1745 (não se sabe a data exata).

- Alguns historiadores afirmam que Mestre Valentin foi levado pelo pai, que era um fidalgo português, para estudar escultura em Portugal.

- Por volta dos 25 anos, já no Rio de Janeiro, abriu uma oficina artística na região central da cidade.

- Em 1772, trabalhou na decoração interna da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

- Entre 1779 e 1790, trabalhou para o vice-rei. Projetou várias obras públicas na cidade do Rio de Janeiro. Entre essas obras, podemos destacar chafarizes e o Passeio Público (jardim de lazer) do Rio de Janeiro.

- Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 68 anos, em 2 de março de 1813.

Principais obras de arte de Mestre Valentim:

- Passeio Público do Rio de Janeiro (1783)

- Chafariz das Marrecas (1785)

- Talha para a Capela do Noviciado da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Paula (1801 a 1813) – obra decorativa

- Grande Cartela com Querubim (1801) - escultura

- São João Evangelista (1812) - escultura

- Painéis da Pilastra do altar de São Gonçalo do Amarante, Igreja de São Pedro (1812) – madeira policromada e dourada.

- Florão com Cabeça de Anjo (1801-1802) - escultura



FONTE: SUA PESQUISA
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SAMUEL PIMENTEL SANTOS
Convidado

Disciplina de Arte Empty Re: Disciplina de Arte

Sex Set 04, 2020 3:54 pm
José Joaquim da Rocha (c. 1737 – Salvador, 12 de outubro de 1807) foi um pintor, encarnador, dourador e restaurador brasileiro. Tendo como exclusivo mecenas a Igreja católico-romana, sua produção se desenvolveu toda no domínio da arte sacra. Deixou obra numerosa e de caráter erudito, afastando-se da tradição popular tão comum nos tempos coloniais, e embora tenha muitos momentos de alto nível, é desigual, em parte porque desde que se tornou reconhecido sempre contou com muitos discípulos e aprendizes que o auxiliavam, aos quais entregava grandes porções do trabalho, e em parte pelo uso, como inspiração, de uma iconografia variada em gravura de qualidade irregular. Ambas as práticas eram, no entanto, comuns na época.

Pintou muitas peças de cavalete, mas suas composições mais afamadas são os grandes tetos de igrejas realizados na técnica da perspectiva ilusionística, organizando complexas estruturas arquitetônicas virtuais ornamentadas com guirlandas e rocalhas, que sustentam um medalhão central, onde aparece a cena principal do conjunto, em geral apresentando Cristo ou a Virgem Maria em situações glorificantes. Como foi a praxe do período Barroco em que atuou, a pintura deveria edificar o observador e instruí-lo nos preceitos da Igreja, fazendo uso de uma plasticidade suntuosa e atraente ao olhar, que através da sedução dos sentidos levasse o devoto à contemplação das belezas do espírito.

Apesar de já ter recebido a atenção crítica de vários especialistas de renome, o estudo de sua produção ainda carece de aprofundamento e muito ainda permanece no terreno da conjetura, em particular no que diz respeito à autoria, pois não assinou nenhuma obra e grande parte do que deixou é-lhe atribuído apenas com base na tradição oral, sem documentação corroborante, o que dificulta o entendimento da sua trajetória e estilo. A despeito dessas incertezas, a partir do que se conhece com mais segurança, José Joaquim da Rocha já foi reconhecido como artista de importância superior, considerado o fundador da escola baiana de pintura, o maior de seus integrantes e um dos grandes mestres do Barroco brasileiro. Deixou vários discípulos e influenciou duas gerações de continuadores, que preservaram princípios da sua estética até meados do século XIX.

FONTE:WIKIPEDIA
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SAMUEL PIMENTEL SANTOS
Convidado

Disciplina de Arte Empty Re: Disciplina de Arte

Sex Set 04, 2020 3:58 pm
As informações sobre sua vida são muito escassas. Nasceu na Bahia e era mulato, filho de Antônio Feliciano Borges e Josefa de Santana. Conforme o costume da época, deve ter iniciado sua carreira ainda jovem, sendo discípulo de José Joaquim da Rocha. Em 1788 entrou para o serviço militar, com o posto de Porta-bandeira do 4º Regimento de Artilharia de Salvador, e nesta época já devia ser um profissional da pintura. Em 9 de junho de 1793 foi contratado pela Sé de Salvador para fazer quatro pinturas para a Capela do Santíssimo Sacramento, recebendo 60$000 réis.[1][2]

Em 1794, patrocinado pelo seu mestre, de quem era o discípulo predileto, viajou para Lisboa a fim de se aperfeiçoar, recomendado aos cuidados do Capitão Basílio de Oliveira Vale. Na Metrópole estudou na Aula Régia de Desenho instalada na Real Casa Pia, onde foi aluno de Pedro Alexandrino de Carvalho, por quem foi muito influenciado, tendo contato também com a obra do famoso italiano Pompeo Batoni, que trabalhava na Basílica da Estrela, além de provavelmente estudar a produção de outros portugueses e estrangeiros influentes, como Vieira Lusitano e Rubens, cujas obras eram visíveis em igrejas e outros edifícios da capital.[2][3][4]

Voltou a Salvador em 1801, e no ano seguinte seus serviços foram requisitados pela Ordem Terceira de São Francisco. Para ela pintou quatro painéis. Casou em 20 de fevereiro de 1808, com Vicência Rosa de Jesus, preta forra, natural da Costa da Mina. Trabalhou em uma quantidade de igrejas, deixando importantes obras de douramento de talha e pintura em tetos e painéis, tornando-se reconhecido como um dos melhores pintores da Bahia.[2][5][6]

Faleceu depois de cair de um andaime enquanto finalizava o teto da Matriz de Divina Pastora.[7] Estava quase na penúria. Ao que parece, sempre cobrava pouco pelos seus trabalhos, e nos seus últimos anos faltaram-lhe boas encomendas. Poderia ter mantido um melhor padrão de vida dando aulas, mas registrou-se que isso não o agradava, e só no fim da vida admitiu uns poucos discípulos. Entre eles, João Francisco Lopes e Olímpio Pereira da Mata.[8][9]

José Teófilo de Jesus (Bahia, 1758 — Salvador, 19 de julho de 1847) foi um pintor e decorador brasileiro, um dos mais notados representantes da Escola Baiana de pintura.

Sua obra é eclética, e se caracteriza por ilustrar a passagem do Barroco para o Rococó, chegando a esboçar traços neoclássicos, adaptando criativamente uma herança estética importada para um contexto novo, e formulando com isso uma linguagem tipicamente brasileira. Foi original também ao trabalhar temas profanos num contexto em que a tradição religiosa tinha grande peso. Parece ter levado uma vida simples e despojada, da qual pouco se conhece, embora como artista seu prestígio em vida fosse grande. Sua produção é aparentemente vasta, mas um bom número das obras que são identificadas com seu nome têm essa atribuição sustentada apenas pela tradição oral. Apesar de já ser reconhecido pelos especialistas como um dos grandes nomes do Barroco brasileiro, e um dos últimos grandes, sua trajetória ainda é cheia de lacunas e incertezas, precisa de mais estudos especializados, e ainda não se tornou conhecida pelo grande público.

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Disciplina de Arte Empty Re: Disciplina de Arte

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