CESP - Centro de Educação Sousa Pimentel
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

+4
Miguel Santos de Andrade
Ana Karolina 5 ano
Reinaldo Júnior 5° ano
Izabel Cristina Queiroz
8 participantes
Ir para baixo
avatar
Izabel Cristina Queiroz
Professora
Professora
Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/03/2020
Idade : 38

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

Seg Mar 23, 2020 1:01 pm
Boa tarde queridos alunos, chegou a hora de dar continuidade ao nosso estudo.

Habilidades:
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Os números no dia a dia...
 Pensando um pouco sobre o lugar onde vivemos e sobre as atividades que lidamos diariamente, no momento em que pensamos para resolver os problemas como, por exemplo, pagar as contas, a divisão de horas para dar conta de todas as tarefas daquele dia, as notícias que aparecem nos jornais, os panfletos de propaganda, os rótulos dos produtos, enfim, todos os dias vivemos cercados de informações, de problemas, de ideias, de necessidades, muitas coisas que nos cercam. Pensando bem, em quase tudo tem matemática.  
Ou seja, os números estão presentes em nosso cotidiano e são utilizados com os mais diversos propósitos. Utilizamos os números para realizar contagens, ou seja, para responder a perguntas do tipo “quantos?”: “35 alunos”, “meu álbum já tem 148 figurinhas”, “tenho 7 reais a mais que você”, etc. O conceito de número ajuda ainda a identificar um objeto de uma coleção ordenada, respondendo a perguntas do tipo
“qual?”: “o quinto andar”, “o décimo quarto na fila de espera”, etc.
A matemática é conhecimento, é uma linguagem porque dizemos coisas no dia a dia usando seus símbolos e ideias, pois sempre temos que quantificar, como, por exemplo, horas, quantas xícaras de arroz fazer, quantos litros de água beber por dia, quanto pagar de juros se não pagar a conta em dia. Estamos sempre com números na cabeça, porque sempre temos necessidades diárias e nelas sempre estão presentes os números, as quantidades, ou seja, a matemática. E sempre foi assim na história da humanidade, os seres humanos sempre tiveram necessidades de viver e nas atividades para viver tinham que usar de ideias e conhecimentos de matemática.

A partir de todas as percepções adquiridas resolva no seu caderno algumas questões propostas.

Leia o texto...    

Os números e sua representação

Ninguém sabe exatamente quando foram inventados os primeiros registros numéricos; sabe-se, porém, que povos pré-históricos, antes mesmo de possuírem uma linguagem escrita, grafavam o resultado de suas contagens, ou então grafavam o próprio ato de contar. Não sabemos ao certo, mas podemos imaginar estórias sobre o uso primitivo de contagens – anteriores, até mesmo, aos primeiros símbolos grafados. Imagine um pastor de ovelhas, preocupado em não perder nenhum animal de seu rebanho. Assim, ao soltá-las no pasto pela manhã, ele colocava uma pedrinha em um saco para cada ovelha que saía do cercado. Ao anoitecer, ao recolher os animais, era só retirar uma pedra para cada ovelha reconduzida ao cercado. Se não sobrasse nenhuma pedra, todas as ovelhas estariam a salvo. Caso contrário, era hora de sair à procura de ovelhas desgarradas. Cada pedra restante no saco correspondia a uma ovelha que não havia retornado. Se tais pastores realmente existiram ou são apenas lendas, uma ideia muito importante em Matemática foi contada: associar uma pedra a cada ovelha permitia ao pastor “conferir” seu rebanho e tomar providências, quando necessárias, para recuperar animais perdidos. Como a ideia de passar o dia carregando um saco de pedras não é das mais agradáveis, seria interessante trocar essas pedras por algo mais leve. Talvez por isso tenha surgido outra boa ideia – pensar que três ovelhas poderiam ser representadas por um registro gráfico, como I I I. Além disso, este mesmo registro serviria para três pássaros, três pedras ou qualquer outro conjunto de três objetos. Usar um mesmo registro para uma mesma quantidade de coisas diferentes (uma construção abstrata!) foi um grande avanço. O homem ainda se deparou, no entanto, com a necessidade de registrar quantidades cada vez maiores – um novo desafio, pois seus registros eram limitados (pedras, entalhes, partes do corpo humano, desenhos, etc.). O difícil problema a ser resolvido pelo ser humano foi, então, como designar números cada vez maiores, usando poucos símbolos? Esta tarefa foi cumprida com registros concretos e depois registros orais (fala) e por escrito. Muitas civilizações, ao longo da história, criaram seus próprios registros, até que se chegou à forma de grafar os números que utilizamos até hoje, um sistema posicional, denominado Sistema Decimal de Numeração.

Questão 1-
O texto tratou de representações dos números. Além disso, vocês leram que o nosso sistema é decimal e posicional. Agora, expliquem com suas próprias palavras o que esta afirmação significa.

Questão 2-
Agora você vai assistir ao vídeo: A história dos números e depois responda em seu caderno:
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA>.

a) O que você entende por números?
b) Por que você acha que os números surgiram?
c) Como os números estão presentes na nossa vida familiar e onde podemos utilizá-los?
d) Por que as operações são tão importantes no nosso cotidiano?

Questão 3-
A população de uma determinada cidade, no Paraná, é de 96.704 habitantes. O número de pessoas que moram nesta cidade escrito por extenso é:  
a)    Noventa e seis mil setecentos e quatro habitantes;
b) Noventa e cinco mil e setenta e quatro habitantes;
c) Noventa e cinco mil setecentos e quarenta habitantes;
d) Noventa e cinco mil e setenta e quarenta habitantes.

Questão 4-
Um garoto completou 2.960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto de:  
a) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.
b) 2 unidades de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
c) 1 unidade de milhar, 60 unidades.
d) 1 unidade de milhar, 90 unidades.

Questão 5-
Responda aos pequenos problemas abaixo:
a) Maria comprou 3 blusas por R$15,00 cada e pagou com R$100,00. Quanto recebeu de troco?
b) Lia comprou 4 cadernos iguais, pagou com R$50,00 e recebeu R$6,00 de troco. Quanto custou cada caderno?
c) Lucas comprou 4 cintos por R$16,00 cada. Pagou e recebeu R$6,00 de troco. Com que quantia ele fez o pagamento?
d) Fábio foi a feira e comprou fichas para pastéis. Cada pastel custou R$4,00. Ele pagou com R$50,00 e recebeu R$2,00 de troco. Quantos pastéis ele comprou?


Bons estudos!
avatar
Reinaldo Júnior 5° ano
5º Ano
5º Ano
Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/03/2020

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty fiz a atividade

Seg Mar 23, 2020 4:45 pm
MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Img_2010
avatar
Ana Karolina 5 ano
Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/03/2020

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

Seg Mar 23, 2020 5:19 pm
Já fiz atividade.
avatar
Miguel Santos de Andrade
5º Ano
5º Ano
Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/03/2020

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

Seg Mar 23, 2020 8:00 pm
Já fiz a atividade
avatar
Davy 5 ano
Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/03/2020

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Atividade realizada

Seg Mar 23, 2020 9:02 pm
Atividade feitaMATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 15850012
avatar
Ana Júlia 5 ano
5º Ano
5º Ano
Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/03/2020

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

Seg Mar 23, 2020 9:31 pm
Atividade já realizada. Ok.
avatar
Anna clara Costa
5º Ano
5º Ano
Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2020

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

Ter Mar 24, 2020 9:29 am
Já fiz a atividade
avatar
Anna clara Costa
5º Ano
5º Ano
Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2020

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

Ter Mar 24, 2020 9:32 am
MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 15850810MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 15850810
avatar
Kariny costa 5°ano b
Convidado

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

Ter Mar 24, 2020 11:45 am
Kariny ok
avatar
João Felipe 5ºano
Convidado

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

Ter Mar 24, 2020 3:23 pm
Fiz ontem 19 horas
avatar
Anna clara Costa
5º Ano
5º Ano
Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/03/2020

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

Ter Mar 24, 2020 7:33 pm
Fiz a atividade de MATEMÁTICA
avatar
Larissa 5 ano
Convidado

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Atividade de matemática

Qua Mar 25, 2020 7:50 am
Ainda estou me adaptando ao novo sistema. Minha internet tb n ajuda muito. Ainda hj realizarem a atividade.
avatar
Laislla Montino
5º Ano
5º Ano
Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/03/2020

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty f

Qua Mar 25, 2020 2:12 pm
f5
Conteúdo patrocinado

MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020 Empty Re: MATEMÁTICA- 5° ANO- 23/03/2020

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos