CESP - Centro de Educação Sousa Pimentel
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Peterson Bezerra Batista
Professor
Professor
Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/03/2020
Idade : 29

Educação Física 7ª Ano Empty Educação Física 7ª Ano

Qui maio 28, 2020 7:38 am
ROTEIRO DE ATIVIDADES AULAS ONLINE

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
PROFESSOR: Peterson Bezerra
TURMA: 7º ANO
UNIDADE TEMÁTICA: Dança
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Expressões corporais da dança
COMPETÊNCIAS: Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
HABILIDADE(S): (EF67EF03): Experimentar e fruir esportes de invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
ATIVIDADE (S) PROPOSTA (S):
Bom dia queridos alunos, tendo em vista os conteúdos trabalhados anteriormente sobre o esporte coletivo Basquetebol de forma geral. Agora iremos avançar com o conteúdo falando a respeito das expressões corporais “dança”, assistam o vídeo e realizem a leitura abaixo, em seguida respondam as questões.
Segue o link para assistir o vídeo sobre a dança.
https://www.youtube.com/watch?v=6txlzl77rbs
A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num palco, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Nesse grupo estão os gêneros populares - como o frevo, o forró, o carimbó etc. - e as danças de salão, do ventre e de rua. Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia.
A dança surgiu com a função de permitir ao homem adorar os deuses e a natureza. Nas cavernas de Lascaux (França), Altamira (Espanha) e serra da Capivara (no Piauí) é possível observar desenhos com cenas de pessoas em roda, saltando e se comunicando com o corpo. É como se nossos antepassados quisessem reproduzir graficamente os sentimentos proporcionados por uma boa caça e uma colheita frutífera, a alegria causada pela chuva ou o medo provocado por um predador. A primeira coreografia que os estudiosos imaginam ter sido criada é a do homem que veste uma pele de animal e tenta imitar seus ataques ou fugas.

Ao longo do tempo, essa forma de Arte passou por transformações. Uma das mais importantes foi realizada na França do século 17, durante o reinado de Luís XIV. Exímio bailarino, ele fundou em 1661 a Academia Real da Música e da Dança. Nascia assim o conceito de balé, um tipo de dança executada pelos nobres nas festas da corte, que duravam dias. O gênero foi bastante difundido em toda a Europa. Na virada do século 19 para o 20, a francesa Isadora Duncan (18721927) mudou completamente o jeito teatral de dançar. Ela causou enorme sensação ao rejeitar as sapatilhas de ponta, símbolo sagrado do balé. Descalça, Isadora fazia seus passos arrojados e menos rígidos, interpretando as músicas a seu modo. Em 1913, o russo Vaslav Nijinsky (18901950) coreografou A Sagração da Primavera, peça musical dissonante e assimétrica do russo Igor Stravinski (18821971) que tinha movimentos diferentes para os vários bailarinos. Assim, ele eliminou o conceito de corpo de baile. (Veja essas e outras transformações no pôster "A arte no tempo")
Do ponto de vista corporal, a dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva: exercitam-se a atenção, a percepção e a colaboração entre os integrantes do grupo. Quem a pratica tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo - fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social.
Como a ação física é a primeira forma de aprendizagem, é importante que essas atividades estejam sempre presentes na escola. A criança estimulada a se movimentar explora com mais frequência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade. Geralmente, nos primeiros sete anos de vida, os pequenos têm um vocabulário gestual muitas vezes maior do que o oral. De acordo com pesquisas recentes feitas na área da neurociência, é cada vez maior a relação entre o desenvolvimento da inteligência, os sentimentos e o desempenho corporal. Fica para trás, portanto, aquela visão tradicional que separava corpo e mente, razão e emoção.
"As descobertas feitas com o corpo deixam marcas, são aprendizados efetivos, incorporados. Na verdade, são tesouros que guardamos e usamos como referência quando precisamos ser criativos em nossa profissão e resolver problemas cotidianos. Os movimentos são saberes que adquirimos sem saber, mas que também ficam à nossa disposição para serem colocados em uso" "

avatar
Peterson Bezerra Batista
Professor
Professor
Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/03/2020
Idade : 29

Educação Física 7ª Ano Empty Questões para responder

Qui maio 28, 2020 9:47 am
1ª) A dança é baseada em duas formas, explique sobre cada uma.
2ª) A dança pode ser praticada de forma individual e coletiva, dê exemplos de danças coletiva e individual.
3ª) Em sua opinião e baseada na cultura baiana, você acha que a dança é bem utilizada em nossa região?
4ª) Qual é a importância do movimento corporal (dança) para nossa saúde?
5ª) A dança ao integrar a cultura corporal e tematizada enquanto conteúdo da educação física escolar deve contemplar um conjunto de suas diversas manifestações que se apresentam como expressões de cultura e regionalismo brasileiro.Cite alguns tipos de danças regionais do Brasil.

Para casa
Produza um vídeo mostrando o porquê da dança contribuir para a melhoria de nossa saúde,. Não se esqueça de registrar uma performance de dança como exemplo de prática saudável.
avatar
SAMUEL SANTOS PIMENTEL
Convidado

Educação Física 7ª Ano Empty Re: Educação Física 7ª Ano

Qui maio 28, 2020 11:15 am
1)DANCA TEATRAL E SOCIAL



2) INDIVIDUAL: SAMBA E COLETIVO : FORRO




3) SIM





4) EVITAR DOENCAS








5) SAMBA , FORRO , FREVO , ENTRE OUTRAS



















##################################################################################$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$%%%%%%%%%%%%%%%@!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!¨&&&&&&&&&&&&&****()_++++++++++++++++
avatar
Juan Moraes 7° ano
7º Ano
7º Ano
Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/03/2020

Educação Física 7ª Ano Empty Re: Educação Física 7ª Ano

Qui maio 28, 2020 11:41 am
1- Teatral e social. As teatrais são danças mais dentro de seus padrões, e são práticas não muito frequentes no nosso cotidiano, o ballet mais comum, danças medievais não são muito comuns. As sociais além de mais comuns, são mais livres, mostram uma forma mais animada e solta de dança, mesmo tendo uma única coreografia.

2- Coletivas: Forró, Frevo, Carimbó, e etc.
Individuais: Ballet, dança indígena, e etc.

3- Acho sim, nossa cultura envolve muito a dança.

4- Ajuda os nossos músculos para que eles continuem em funcionamento 100 por cento para que não relaxem, e é uma forma de exercício também.

5- Capoeira, Bahia; Carimbó, Pará; Frevo, Pernambuco; Samba de roda, São Paulo e Rio de Janeiro; Maracatu, Pernambuco.
avatar
João Pedro 7ºano
Convidado

Educação Física 7ª Ano Empty At. Ed. Física

Qui maio 28, 2020 11:58 am
1ª) Dança social e dança teatral. Teatral: é a dança dos palcos, Social: é a dança ao ar livre.
2ª)DC: Dança de roda, carimbó e etc. DI: Rock, dança de rua e etc.
3ª) Sim.
4ª) Ajuda na nossa coordenação motora.
5ª) Forró, sertanejo e pagode.
Conteúdo patrocinado

Educação Física 7ª Ano Empty Re: Educação Física 7ª Ano

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos